top of page

Planejamento de reforma e decoração

Foto do escritor: Beatriz FonteleBeatriz Fontele

6 passos para você planejar a sua reforma ou decoração de forma eficiente!

Oie! Nesse post, você vai encontrar 6 passos fáceis para planejar a sua reforma ou decoração de forma econômica e prática.


1. Decidir o que vai fazer

Esse é primeiro passo para reforma. Ver o que precisa mudar em casa. Será na casa inteira ou em apenas um cômodo? O que você gostaria de mudar? Vai trocar os móveis? Os antigos, você pode colocar para vender em sites, como a OLX, ou em grupos de móveis usados, que você encontra no Facebook. Assim, você já junta uma grana para ajudar na reforma ou você pode doar também.

Após decidir o cômodo, pense no que vai fazer nele... Tire as medidas e olhe a planta, no caso de apartamento, para ver o que pode ser mudado. E também, pode olhar outros vizinhos que fizeram uma reforma para tomar inspiração. Eu também usei muito o Pinterest e o Instagram, para salvar várias ideias e modelos. Assim, tomar uma boa decisão.


2. Medir tudo!

Medir tudo e anotar é muito importante, quando eu digo tudo, é tudo mesmo. Paredes, eletricidade, posição dos móveis, encanamento, móveis novos, eletros como TV etc. Será importante para você ver como vai ficar a disposição de cada coisa, iluminação, entrada de ar e até ter uma ideia de quanto de material você precisá usar.


3. Desenhar

Colocar tudo no papel é essencial, não só as medidas. Mas também, os desenhos. Fazer um esboço de como vai ficar a posição dos móveis, estantes na parede etc. Veja no vídeo que eu usei um pequeno caderno de desenho para realizar essa atividade, não ficou tão bom, mas dá para ter uma ideia.


4. Quanto você pode gastar?

Estipule uma meta de quanto você pode gastar. E além dessa meta, separe também uma média de 30% a mais, caso apareça algum imprevisto, porque reforma sempre tem suas surpresas. E é bom você estar preparado. Outra coisa que ajuda bastante é pesquisar muito! Tanto profissionais, como locais que vendam produtos mais baratos. Isso garante que você mantenha o orçamento que foi separado para reforma.


5. Comprar material

- O primeiro passo antes de comprar o material é contatar um especialista

- O segundo ponto a levar-se em consideração é: E-C-O-N-O-M-I-Z-A-R!

- O terceiro, é decidir se o serviço será feito por você ou precisará contratar alguém.


Por exemplo, aqui a pintura faremos nós mesmo. Mas queria mudar algumas tomadas e pra isso contratei um eletricista, poque ele já tinha experiência e habilidade, algo que não tínhamos. Lógico, que pesquisei vários profissionais, para comparar custo benefício. Após decidir o profissional adequado, pedi que ele me indicasse uma lista de material essencial, para não gastar nem mais, nem menos. Mas o essencial.


6. Qualidade em primeiro lugar

Economizar é a minha palavra favorita da vida, mas quando eu falo em economizar estou falando em custo benefício. Não vale comprar o mais barato só porque é mais barato. As vezes, você precisa investir um pouco mais para não ter dor de cabeça depois. Falo de tinta, fiação, encanamento etc. Materiais de construção em geral tem que ser de qualidade!

Outro ponto, é a escolha da tinta, uma tinta sem cheiro, com maior rendimento por demãos e rápido tempo de secagem é essencial! E a quantidade certa também. No site da Hidracor tem uma calculadora de rendimento, que você coloca a área e quantidade de demãos que ele diz exatamente o tanto que tinta que você precisará usar. E é assim que você realmente economiza.


Veja também o vídeo


Já conhece o nosso livro digital Um guia para facilitar a sua rotina de limpeza? Clique AQUI para o seu e-book baixar grátis!

Gostou? Comenta aqui em baixo. Conhece alguém que vai gostar? Compartilha este post.

Beijos,

Bia


205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Instagram Icon

© 2020 Beatriz Fontele Blog. Todos os direitos reservados

bottom of page