Um grande costume nosso achar que toda refeição precisa ser acompanhada de suco. Mas não, suco em excesso não faz nada bem e pode causar Diabetes.
1 – Frutas in natura
Sempre que possível escolha mandar frutas em vez de suco, pois mesmo natural e feito quase na hora as propriedades, nutrientes e fibras nunca terão a mesma quantidade que uma fruta tem.
Algumas frutas para ir na lancheira:
Banana com casca.
Maçã inteira ou em pedaços – Basta passar limão nas laterais para evitar oxidação, se em pedaços.
Melão em pedaços.
Mamão em pedaços.
Tangerina.
Pedaços de laranja.
Uvas passas.
Morangos.
Tomate cereja.
Mirtilo.
Goiaba em pedaços.
Melancia em pedaços.
2 – Água sim!
Essa pouca gente sabe, mas água hidrata mais que suco! Então, no lugar de suco, mande água. Não, somente água e biscoito. Mas "água, fruta e biscoito". E ainda temos a opção da água de coco, que além de hidratar é hidroeletrolítica, ou seja, repõe nutrientes.
3 – Suco da fruta
Eu prefiro e recomendo apenas suco natural da fruta ou polpa. Nada de sucos de pozinho e de caixinhas. Muitos blogs indicam alguns sucos de caixinhas ou aqueles sucos de uva integrais. Em alguns casos a tabela nutricional pode até ajudar, mas eu só confio quando a garrafa é de vidro, pois acho que fica melhor armazenado. Os sucos tipo Néctar tem pelo menos 50% de água com açúcar. Não vale a pena também.
4 – Sempre atento
Fique sempre atento, pois a opção de “suco natural” requer cuidados e escolha certa das frutas, pois muitas oxidam rapidamente, devido a exposição ao ar e calor. Primeiro escolha as frutas e sabores corretos. E não é necessário usar açúcar ou nenhum tipo de adoçante, pois os sucos quando processados são praticamente frutose. Que já tem quantidade de açúcar suficiente. Alguns você pode acrescentar leite, misturar sabores etc.
Suco de maracujá – Coado, sem açúcar, com ou sem leite.
Goiaba – Coado, sem açúcar, com ou sem leite.
Manga – Coado e sem açúcar.
Laranja – Feito na laranjeira, mantendo todos os gominhos, sem açúcar, com ou sem leite.
Abacaxi – Coado e sem açúcar.
Acerola – Coado e sem açúcar.
Morango – Processado com água de coco, sem coar.
Caju – Coado e sem açúcar.
Melão – Sem açúcar e sem coar.
Melancia – Processado sem sementes, não coado e sem açúcar.
Além dessas opções você pode misturar com capim santo, hortelã, limão, misturar entre eles e mais.
5 – Armazenar
Outro ponto essencial para oferecer um suco de qualidade é a forma de armazenamento, tanto em casa quanto na escola.
Em casa: Você pode fazer o suco quase na hora de sair de casa e colocar por alguns minutos no congelador ou fazer o suco bem concentrado, como se fosse uma polpa, armazenar em cubos de gelo e na hora de ir para escola colocar na garrafa com água. Na hora de beber é só agitar.
Na escola: Lancheira e garrafa térmica são indispensáveis para uma boa conservação. Principalmente se na escola não tem a opção de guardar o lanche na geladeira. Ah, a garrafa além de térmica, é ideal que seja escura e que você sempre coloque suco suficiente para deixá-la quase cheia, isso evita um pouco o contato com o ar e a oxidação.
Gostou? Comenta aqui em baixo. Conhece alguém que vai gostar também? Compartilha este post.
Beijos,
Bia
Comentários